Conjuntivite, e agora?

sexta-feira, 8 de abril de 2011
Algumas cidades do Brasil estão sofrendo um verdadeiro surto de conjuntivite. É o caso da cidade de São Paulo que já teve mais de 120 mil casos registrados só nos últimos dois meses.
Por causa desse surto, o Programa Mais Você da Ana Maria Braga, abordou hoje o tema e deu vária dicas de como se prevenir e de como tratar da terrível conjuntivite. O Dr. Guilherme Furtado deu as dicas no programa.
conjuntivite
O que é a conjuntivite?
“Altamente contagiosa, a doença se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que reveste a parte da frente do globo ocular. Em geral, a conjuntivite atinge os dois olhos e dura de uma semana a 15 dias. Existem três formas da doença: a viral, a bacteriana e a alérgica. Nos três casos, o olho afetado fica vermelho, o que diferencia são os sintomas.”
Sintomas
  • Olhos vermelhos;
  • Coceira;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Pálpebras inchadas;
  • Intolerância à luz.
Formas de contágio
Contato direto com objetos usados da pessoa doente, como fronhas, toalhas, lenços, maquiagem e óculos. A pessoa infectada deve lavar as mãos com muita frequência e sempre usar um álcool gel ou um antisséptico para higienizar as mãos. A pessoa sadia que tiver contato com a infectada também deve ter essas medidas de higiene antes de ter contato com os olhos, caso contrário corre o risco de se infectar também.
Como tratar
O tratamento da conjuntivite é simples. Para melhorar os sintomas é importante lavar os olhos com água fervida e gelada, lavar sempre as mãos, evitar coçar os olhos, trocar as fronhas do travesseiro, diariamente, e evitar locais com aglomerações, principalmente piscinas. E para que os números não aumentem ainda mais, neste caso, a prevenção é mesmo o melhor remédio.Consultar o médico é indispensável, pois a conjuntivite se  não for tratada adequadamente pode se complicar e até causar lesões na córnea.

2 comentários:

  1. vitoria disse...:

    me ajudem por favooor!! estou com conjutivite não sei como tratar preciso de um remedio caseiro sei la algo pra saraar logo POR FVR me ajudemm!!!

  1. Unknown disse...:

    Eu recomendo para toda à pessoa, estando doente, seja de qualquer doenças, procurem um médico especialista no assunto.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...