32 Fotos de Exposição Que Expõe Corpos Humanos Embalsamados

terça-feira, 3 de maio de 2011

A conservação dos corpos é feita através da Plastinação, técnica criada pelo então cientista Gunther von Hagens que aparece em algumas imagens abaixo.

O procedimento consiste em trocar a água e a gordura dos tecidos por polímeros, o processo de plastinação priva as bactérias do que elas precisariam para sobreviver.
Contudo, os fluídos corporais não podem ser diretamente trocados por polímeros, por causa de sua incompatibilidade química. Gunther von Hagens encontrou uma solução para este problema, com os seguinte procedimento:
Fixação: envolver a parte a ser fixada em uma solução a 10% em formaldeído, o que estabiliza o tecido e previne a autólise. A parte também pode ser dissecada e injetado nos vasos sanguíneos um líquido corante para destacar as estruturas desejadas.
Desidratação: sistemas biológicos tem um alto teor de água, que deve ser removida para a plastinação. Isto é conseguido por um processo chamado de Substituição a Frio no qual as peças são colocadas em um solvente (normalmente acetona) gelado a -25 oC. Então, por um período de 4 a 5 semanas a água do tecido é lentamente substituída pela acetona.
Impregnação forçada: as peças desidratadas são submergidas em um polímero líquido e colocadas sob vácuo, daí o termo Impregnação forçada. O vácuo draga para fora do tecido a acetona, deixando o polímero tomar o seu lugar.
Endurecimento: Em seguida, a peça cheia de polímero é colocada em uma câmera onde entra em contato com um gás de cura. Este gás endurece o polímero fazendo com que a peça fique seca ao toque, em 48 horas. A cura é completa após vários meses.
Procedimento que leva uma média de 1.500 horas para transformar um corpo inteiro.
Nas Fotos abaixo é possível ver ossos, órgãos, vasos sanguíneos, um corpo em fatias, músculos e até mesmo fetos em desenvolvimento.





























0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...