No mundo da tecnologia também encontramos vícios, ou chamados pecados tecnológicos. Alguns hábitos ou vícios ruins podem causar danos permanentes ao seu computador, seu bolso e sem contar nas dores de cabeça. Pensando nisso nada mais justo do que sabermos quais são estes hábitos que podem nos trazer muitas dores de cabeça no futuro, e assim evita-los. Vamos a eles:
Não fazer backup de seu computador
As pessoas que não fazem backup das informações em seus computadores sempre tem uma “boa” desculpa para não o fazer: Todos os HDs eventualmente falham, inclusive o seu. Por isso, é importantíssimo ter uma cópia de todos os seus arquivos importantes armazenados em um pen drive, em um HD externo, em um CD ou DVD, etc. Você escolhe o melhor lugar para guardá-los e não ser pego de surpresa.
Não usar software de segurança
Use algum software para proteger seu PC de malfeitores que adorariam ter você, seu computador e sua conta bancária como alvo. Você pode usar um software de segurança gratuito, aliás existem muitos basta escolher um que lhe agrade, tais como: Avast Free antivirus, AVG Anti-Virus Free Edition, Avira AntiVir Personal Edition, Clamwin, Pc Tools Antivirus Free Edition, Dr. Web Curelt, BitDefender Free Edition, MicroWorld Free Antivirus Toolkit Utility e muitos outros.
Responder a SPAM
Em plena era de Internet comercial, o spam é uma das principais perturbações para internautas, administradores de redes e provedores, de tal forma que o abuso desta prática já se tornou um problema de segurança de sistemas. Além disso, é também um problema financeiro, pois vem trazendo perdas econômicas para uma boa parte dos internautas e lucro para um pequeno e obscuro grupo.
Não responda spam: Jamais responda um spam. Tal atitude poderá servir apenas para que o spammer confirme a veracidade do seu endereço de e-mail e passe a enviar mais mensagens indesejadas;
Não clique em nenhum link do spam: A mesma dica vale para spam que ofereça links para descadastramento. Em alguns casos, basta um clique para você confimar que o seu endereço existe.
Andar por aí com um computador ligado
Um disco rígido em funcionamento pode ser danificado mesmo por um pequeno impacto, e micros podem facilmente superaquecer se deixados em lugares fechados. Desligue seu micro antes de transportá-lo. O Windows tem várias opções para modificar o comportamento do botão de força e desligar automaticamente o notebook, ou colocá-lo para dormir, quando você fecha a tampa.
Não fazer backups “off-site”
Armazene seus dados em múltiplos locais, com backups automáticos para os dados armazenados remotamente (por exemplo, em um servidor na internet).
Usar um notebook na cama
Você pode usar seu notebook na cama o quanto quiser. O problema está em deixá-lo sobre edredons, cobertores, travesseiros e almofadas, que podem bloquear as saídas de ventilação do computador, causando superaquecimento e danos aos componentes. Além do mais, você pode acabar com um torcicolo se usar o computador em uma posição não natural. Use uma mesinha para notebook ou mesinha de café para manter a máquina em uma posição confortável e garantir um bom fluxo de ar.
Deixar o notebook no carro
Tá ai uma coisa que jamais deve ser feito, é uma boa oportunidade de qualquer um te roubar. Se você precisa deixar o notebook na mala do carro, faça isso em um local discreto, longe dos olhos de curiosos. Melhor mesmo é levar o notebook junto, evitando assim desagrádaveis surpresas.
Não trancar seu smartphone
Colocando uma simples senha no aparelho você pode evitar muita dor de cabeça. Adicionar softwares de segurança que permite bloquear o aparelho à distância e até“formatar” a memória interna com um simples comando via SMS.
Bater no seu computador
Sim quem nunca teve um acesso de raiva ou impaciência? Mas nem por isso você precisa descontar no coitado do seu computador, muitas vezes pode danificar alguma coisa. Gastar dinheiro com um computador novo por causa de um ataque de raiva não vai fazer você se sentir bem.( Talvez em algumas exceções ... mas dai e por sua conta e risco...)
Guardar todos os seus e-mails!
Sabe aquele monte de e-mails que você recebe diariamente? Guardar todos eles na caixa de entrada pode não ser uma boa, já imaginou achar um email importante no meio de tantos outros? Para resolver isso você pode usar pastas e tags (marcadores) para separar os emails recebidos por categoria (trabalho, pessoal, importante, etc...)
Não ter um endereço de e-mail “alternativo”
Não dê seu endereço principal de e-mail para sites questionáveis ou pessoas que você encontrou na balada. Utilize um e-mail alternativo para esta atividades.
Instalar coisas demais
Evite instalar muitos programas, principalmente os que exibem publicidade, deixam para trás rastros que são difíceis de eliminar, além de deixar o pc mais lento. Você pode fazer um esforço para limpar seu pc, mas se precaver é a melhor opção. Antes de instalar um programa, veja se realmente você precisa dele.
Usar uma única senha para tudo
Jamais utilize a mesma senha de acesso, se você utiliza saiba que você está correndo um grande risco. Nos dias de hoje, ter uma senha única para cada site é algo iquase mpossível, mas ao menos use um conjunto de várias senhas, e guarde as melhores para os serviços mais importantes.
Salvar arquivos em qualquer lugar
Assim como nos e-mails, organize seus arquivos em pastas. Evite salvar seus arquivos em qualquer lugar.
Não aprender os atalhos de teclado
Você não precisa decorar todas as combinações de Alt, Ctrl e Shift existentes,mas vale ter algumas em mente para facilitar o seu dia-a-dia e ganhar tempo.
Acreditar no vendedor
Uma simples busca no Google pelo nome do produto mais a palavra “review” ou“análise” pode ser a diferença entre fazer um ótimo negócio. Antes de comprar ou mesmo de ir à loja, faça uma pesquisa sobre o produto procurando reviews escritos por outros usuários e comentários em fóruns de discussão, e compare os preços e condições de pagamento em várias lojas.
Ignorar as especificações técnicas
Descobrir o significado de cada item em uma ficha técnica e quais deles realmente importam pode dar um trabalhão, mas é um tempo que será bem gasto.
Atualmente a maior tendência no mundo da tecnologia é oferecer um produto em três categorias: uma versão básica, uma para usuários mais avançados e uma “extreme”, que inclui tudo e mais um pouco, cada uma com preço maior que a anterior.
Jogar fora os recibos
Mantenha-os em uma pasta separada na mesma gaveta onde você guarda documentos importantes. Melhor ainda porque não dizitaliza-los, basta escanear e pronto.
Agora que você já conhece alguns dos pecados tecnológicos, responda a pergunta:
Quantos pecados tecnológicos você anda cometendo?