Mitos e Verdades Sobre Baterias de Notebooks

domingo, 9 de outubro de 2011
 
Irei abordar neste post,  alguns mitos sobre as baterias de notebooks, alguns amigos já me perguntaram se elas viciam? Se manter o notebook na tomada o tempo todo pode danificar a bateria? Pensando nisso vasculhei a web em buscas de respostas e vamos colocar aqui no blog um apanhado de dicas sobre o que é verdade e o que é mito.
 Bateria de notebook "vicia"?

MITO - Atualmente, os portáteis trazem baterias de íon lítio, que armazenam bem mais energia que as baterias antigas e não sofrem com o "efeito memória". Assim, não é preciso carregá-las até o máximo e tão pouco esperar descarregá-las até o mínimo, como acontecia antigamente. É possível passar o dia todo com o notebook na tomada sem se preocupar em deixar a bateria "viciada".
Tirar a bateria enquanto o notebook estiver na tomada prolonga a sua vida.

VERDADE
 - Se você é um usuário que utliza o notebook como um desktop, ou seja, não o carrega de um lado para outro, é indicado retirar a bateria enquanto o notebook está na tomada. Com o procedimento, a vida útil do equipamento pode aumentar em 10%. Uma dica é guardar a bateria carregada e usá-la a cada uma ou duas semanas para dar nova carga.
Deixar o notebook conectado a tomada pode danificar.
MITO - Não há indícios comprovados de que manter a bateria no notebook ligado à tomada mesmo após a carga completa danifique o componente. Se você utiliza a bateria normalmente e faz algumas utilizações do notebook fora da tomada durante a semana nenhum efeito de perda de capacidade ocorrerá em curto prazo. Além disso, a bateria serve como estabilizadora para a corrente e evita que o computador desligue em uma queda de luz acidental, fatores que tornam útil mantê-la no aparelho.
 Tenho que usar a bateria até o final para depois carregá-la.

MITO - Não é preciso esperar tanto. Sempre que sentir necessidade de dar mais uma carga, pode plugar o notebook na tomada.
Assistir filmes baixados consome menos energia do que usando o DVD.

VERDADE - O disco rígido do laptop consome menos bateria do que usar o leitor óptico porque não é preciso enviar energia para fazer as engrenagens funcionarem. Assim, prepare-se para converter seus DVDs em arquivos com formato compatível com o portátil. Existem diversos softwares para fazer essa conversão, conhecida como "ripagem de DVDs".
Dispositivos USB são verdadeiros vilões quando o assunto é consumir bateria.

VERDADE - Todo dispositivo USB precisa ser alimentado pelo próprio notebook para funcionar, mesmo quando não está ativo. Modems 3G e conexões eSata também entram na lista dos itens que devem ser evitados na hora de economizar bateria.
 
 Ligar e desligar o notebook várias vezes contribui para o consumo de energia.

VERDADE - Ao ligar o notebook, a Bios (chip responsável pelo reconhecimento de hardware) realiza todo o processo de inicialização de hardware e do sistema operacional. Este processo consome muita energia.
Um notebook não gasta nenhuma energia quando está em standby.

MITO - o notebook em "standby" consome energia, mas em uma quantidade muito menor do que quando está ligado. O mais indicado é colocar o notebook no modo Hibernação do Windows, já que ele consome menos energia do que no modo Espera. As duas opções oferecem o mesmo resultado: desligam o notebook enquanto ele não está sendo usado e restaura os aplicativos e janelas que estavam sendo usados quando ligado novamente. A diferença é que o modo Espera deixa os dados gravados na memória, o que vai consumir mais bateria.

Discos SSD economizam bateria.

VERDADE - Discos SSD consomem menos bateria que os discos rígidos convencionais.


O período em que a bateria retém a carga diminui com o tempo.

VERDADE -  O período em que ela retém a carga reduz, de acordo com a forma como ela é usada – quanto mais cuidados por parte do usuário, maior a demora para essa consequência negativa aparecer. Fato é que existe a possibilidade de o consumidor ter de trocar a bateria do celular ou notebook uma vez ou até algumas vezes durante a vida útil desses eletrônicos.

O uso de carregadores e baterias não-autorizados pelo fabricante pode ser perigoso. 

VERDADE -  Pelo fato de não terem passado por controle de qualidade, os fabricantes desaconselham o uso de equipamentos produzidos por empresas não-autorizadas. Nesse casos, é possível que a carga da bateria dure menos tempo que o esperado e que o carregador não pare de enviar carga, mesmo quando a bateria já tiver chegado aos 100%.

A bateria do notebook não pode ser guardada completamente sem carga.


VERDADE -  Os fabricantes dizem que, mesmo quando guardada, a bateria guardada ainda pode perder carga: se ela já estiver vazia, isso pode fazer com que perca completamente sua função. Há controvérsias entre as empresas sobre a quantidade de carga ideal para o armazemanento. Enquanto a Apple aconselha 50%, a Dell fala em 100%, por exemplo. O ideal é confirmar com o fabricante de seu próprio eletrônico.

Baterias podem explodir.


VERDADE -  
Como são feitas de elementos químicos, existem reações. Uma expansão interna de gases, por exemplo, pode incorrer em uma explosão. Por isso, recomenda-se não colocar baterias perto do fogo. O uso de carregadores de segunda linha também pode gerar explosões. Use sempre baterias originais.

Carregar o eletrônico sob o sol pode ser perigoso.  

VERDADE -  A capacidade da bateria pode ser danificada se o eletrônico for utilizado em ambiente com temperatura acima de 35º C – os danos são ainda maiores se, sob essa temperatura, o usuário carregar a bateria do aparelho. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...