Dica: Aprenda a tirar manchas de roupas

domingo, 13 de fevereiro de 2011
mancha_cafe
Perder uma roupa por causa de uma mancha é algo que irrita qualquer pessoa, ainda mais se for uma roupa nova ou que você goste bastante.
Confira abaixo como tirar manchas de roupas, de acordo com o tipo de sujeira que caiu na mesma:
Batom:  Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar. Fica perfeito.
Bebidas Alcoólicas: Na maioria das vezes, essas manchas saem com éter. Após isso, enxágue com água. Faça em local ventilado, pois o eter é forte e pode levar a desmaios.

Bolor:
 Ferva o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou utilize a mesma água em que o bacalhau foi fervido.

Café:
 Lave a roupa com água morna e glicerina.
Caneta esferográfica: Esfregue a roupa ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita o processo várias vezes. Se for uma caneta dessas bic, não costuma dar muito trabalho, canetas de marca é que costumam grudar mais.
Carvão: Esfregue um pedaço de miolo pão fresco.
Coca-cola: Caso caia algum líquido na roupa, como coca cola, retire com água fria. A água morna fixa a mancha.
Ferro de passar: O ferro muito quente deixa uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha e lave em seguida com água.
Ferrugem: Coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.
Frutas: Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Depois lave.
Gordura: Coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente.
Graxa: A margarina vegetal ajuda a tirar as manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a mancha, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
Manchas secas: Coloque um pouco de detergente numa bacia com água morna, mergulhe a peça na água e esfregue com uma esponja o lado avesso ao da mancha. Execute este procedimento até retirar o máximo possível da mancha. Se a mancha ainda estiver visível, e se for seguro para a peça em questão, volte a lavá-lo com detergente mas desta vez com água quente. Se o tecido estiver descolorido, coloque um pouco de vinagre branco num pano limpo e passe delicadamente sobre a mancha. Volte a lavar bem com água.
manchas_secas
Máquina de lavar: Se você colocou uma roupa escura na máquina e esta manchou outra roupa, não a deixe secar com a mancha. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida. Para que isso não volte a ocorrer leia este post aqui, onde ensinamos como separar a roupa.
Ovo: Lave com água fria. Não use água quente, pois fixa ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.
Tinta a óleo: Manchas de tinta a óleo saem com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.
Mofo: Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água. Leia também este outro post, onde ensinamos a evitar mofo dentro de casa.
Se não souber a procedência da mancha: Identificá-la pela localização: na parte da frente, pode ser de comida ou bebida. Em colarinhos ou debaixo do braço, tendem a ser de suor. Manchas escuras em calças possivelmente são de graxa. Para remover marcas misteriosas, deixe de molho em água fria por meia hora. Se não funcionar, passe um removedor de manchas ou sabão líquido com água morna. Antes, porém, teste o produto em partes escondidas da peça, para ver se não desbota.
O que achou dessas dicas? Tem alguma pra compartilhar com a gente? Deixa aí nos comentários! :)

1 comentários:

  1. laricia disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...