Chopim, uma ave muito odiada

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Quem vê esse belo pássaro com plumagem preta-azulada e belo canto não imagina o comportamento reprovável que ele tem. 
O Chopim (Molothrus bonariensis) é  um pássaro muito comum na América do Sul (exceto nos Andes), presente em locais abertos como campos, parques e jardins. Tem 20 cm e alimenta-se de insetos e sementes.


O macho tem a plumagem mais bonita, que sob a luz do sol apresenta um brilho azulado. A plumagem da fêmea é marrom acizentada e totalmente sem graça.
Nos arrozais é comum ver grandes bandos com mais de mil chopins, é uma praga para o produtor e, certamente, uma consequência da monocultura.
Contudo, o que torna o chopim tão impopular são os seus hábitos reprodutivos. A fêmea não cuida dos seus ovos e filhotes. O chopim coloca seus ovos em ninhos de outras aves, quando elas se afastam do ninho em busca de água e alimento. Desse modo, vemos muitas vezes um casal de canários, por exemplo, cuidando de um filhote de chopim. A crueldade e injustiça desse fato é que o filhote de chopim por ser maior ganha mais alimento. Os filhotes de canários não conseguem competir com o chopim, mais alto e mais forte, e logo morrem. Mais de 170 espécies de aves têm seus ninhos violados pelo chopim. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...