skip to main |
skip to sidebar
O que é e de onde vem a Baunilha ?
"favas de baunilha"
Hoje eu e amigos fizemos um almoço em minha casa e a pergunta que acabou rolando sem sequer um de nós saber a resposta foi "O que é e de onde vem a Baunilha ?" pergunta interessante(eu achei, nunca havia ouvido nada a respeito)aqui vou deixar a explicação do que é a baunilha e de onde vem, leia abaixo:
Baunilha (do castelhano vainilla, pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.
Tentativas de cultivo da planta da baunilha fora do México e América Central, mostraram-se infrutíferas devido à relação simbiótica entre a trepadeira tlilxochitl e a espécie local de Melipona; apenas em 1837 o botânico belga Charles Morren descobriu esta relação e desenvolveu um método para polinizar artificialmente a planta, o qual se revelou economicamente inviável, não tendo sido aplicado comercialmente. Em 1841, um escravo ao serviço de franceses com 12 anos de idade, de nome Edmond Albius, que vivia na ilha Bourbon, descobriu que a planta podia ser polinizada a mão, o que viria a permitir o cultivo global da planta.
Hoje em dia, existem três cultivares principais de baunilha de produção global, todos obtidos de uma espécie encontrada na Mesoamérica. As várias subespécies são Vanilla planifolia (sin. V. fragrans), cultivada em Madagáscar, Reunião e outras áreas tropicais do Oceano Índico; V. tahitensis, cultivada no Pacífico Sul; e V. pompona, encontrada nas Índias Ocidentais, América Central e do Sul A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade V. planifolia, conhecida como baunilha "Madagáscar-Bourbon", produzida numa pequena região de Madagáscar e na Indonésia.
A baunilha é uma das especiarias mais caras do mundo, devido à quantidade de trabalho necessária à sua produção. Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu flavor, sendo usada domestica e industrialmente em alimentos, perfumaria e aromaterapia.
0 comentários:
Postar um comentário