A pílula do dia seguinte tem sido muito usada por mulheres que geralmente não têm informações sobre o risco que este método pode causar à saúde quando o seu uso é exagerado.
Ela é um método anticoncepcional de emergência seguro e eficiente em 98% dos casos, que auxilia quando outro método falha. Como, por exemplo, rompimento da camisinha e esquecimento da pílula
anticoncepcional normal.
Assim o seu uso abusivo pode trazer consequências para o organismo feminino. Em primeiro lugar ela deve ser prescrita por um médico.
Os efeitos colaterais relacionados ao uso abusivo da pílula são diversos variando muito de acordo com cada organismo. E entre eles estão, dor de cabeça, irritabilidade, sensibilidade nos seios, alteração na ovulação e no ciclo menstrual, náuseas, vômitos, diarréia entre outros.
Além das consequências físicas, quem resolve trocar um método tradicional pelo método de emergência pode sofrer danos maiores como a má eficiência. O organismo pode acostumar com as dosagens de hormônios contidos na pílula do dia seguinte e ela não fará mais efeito.
Enfim, todo o medicamento em excesso pode causar danos à sua saúde. Por isso, o mais indicado é você conversar com o seu médico para esclarecer todas as suas dúvidas antes de procurar por um balcão de farmácia ou, o que é pior, adquirir a pílula do dia seguinte na pirataria.
0 comentários:
Postar um comentário