Casamento entre primos aumenta o risco de ter filhos deficientes??

segunda-feira, 14 de março de 2011
Reprodução Veja On Line
Meu nome é Mayara Leandro, eu namoro com meu primo (o pai dele é irmão da minha mãe) e nós pretendemos nos casar em no máximo quatro anos. Gostaríamos de saber se o que falam é verdade: "casamento entre primos geram filhos deficientes". Se isso é verdade, por que acontece? Nós corremos mais riscos por sermos primos de primeiro grau? O que devemos fazer quando planejarmos nossos filhos

O risco de filhos com doenças genéticas
Está na boca do povo que casamento entre primos aumenta o risco de ter filhos deficientes. Verdade ou lenda? É verdade sim. Para entender porque, é importante lembrar de modo simplificado que as doenças genéticas podem ser causadas por três tipos de herança: dominante, recessiva ou multifatorial. No caso da herança dominante, freqüentemente basta um gene para que a doença se manifeste. É o caso, por exemplo, da acondroplasia, a forma mais comum de nanismo, onde adultos não passam de 1.20m. Já na herança recessiva, é preciso ter duas cópias de um gene - uma herdada da mãe e outra do pai - para que a característica apareça. É o caso do albinismo, onde as pessoas não têm pigmentação na pele ou nos cabelos. A herança multifatorial é mais complexa. Ela depende de vários genes que interagem com o ambiente, por exemplo, a hipertensão ou algumas formas de diabetes.

O que acontece no casamento entre primos?
Todos nós temos genes recessivos, mas em dose simples eles não causam doenças. Por exemplo, se eu tiver um gene que causa cegueira e meu marido tiver um gene que causa surdez, isso não vai causar problemas em nenhum dos dois. Mesmo que um descendente meu herde o meu gene de cegueira e o de surdez do pai, ele não será cego ou surdo. Mas se eu tiver um gene para cegueira e meu marido tiver um gene que causa o mesmo tipo de cegueira, o meu filho poderá herdar dois genes para cegueira e aí sim ele será cego. Existem milhares de genes que causam doenças genéticas, mas é difícil que duas pessoas não aparentadas sejam portadoras dos mesmos genes recessivos. Entre parentes, no entanto, ocorre exatamente o contrário. Em pessoas da mesma família é muito fácil encontrar os mesmos genes herdados dos pais e avós. Aí está o perigo!!!!

Quanto mais próximo o parentesco maior é o risco
Crianças nascidas de relações incestuosas (entre pai e filha ou entre irmãos) têm um risco de 50% de nascer com alguma doença genética. No seu caso Mayara, você e seu namorado são filhos de irmãos, isto é são primos em primeiro grau (veja o esquema abaixo). Estima-se que o risco de terem um filho com uma doença genética, se não houver nenhum caso já conhecido na família, é da ordem de 10 a 12%.

O que pode ser feito?
Eu sugiro que vocês procurem um serviço de genética que levantará todos os dados da genealogia. Os profissionais poderão explicar melhor as possibilidades, riscos e vão orientá-los deforma adequada.

33 comentários:

  1. kelly disse...:

    sou filha de primos de 1º grau e nao tenho nenhuma deficiencia, isso pra mim e mito!

  1. Unknown disse...:

    Mito não é, pois conheço casos de filhos de primos de 1º Grau, e até de 2º, que nasceram com algum tipo de "deficiência".
    No caso da Kelly, ela estava na porcentagem que varia de 88%, à 90% de probabilidades de um filho não nascer "deficiente", como o texto explica acima.
    Tanto pode o filho nascer sem qualquer "deficiência", como no caso de Kelly, como o contrário...

  1. Tom disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Tom disse...:

    a probabilidade de o casal ter um filho deficiente
    ea mesma de uma casal comun indepedente de serem primos ou não.

  1. Anônimo disse...:

    Ai credo =P ñ me imagino com nenhum dos meus primos xD seja la qual for o grau d parentesco!

  1. Unknown disse...:

    primas servem para nao transarmos com as irmãs rsrsrs

  1. Anônimo disse...:

    isso e pura verdade pois tenho casos concretos na familia,e isso ja foi comprovado cientificamente,e graças a deus essa garota kelly,nao teve nada...

  1. Snuff disse...:

    Sou filha de primos de 1ºgrau e também não tenho nenhuma deficiência o-o
    nem eu nem minha irmã...
    Pra mim é mito...

  1. Deise disse...:

    Tom, Kelly e Snuf: parecem que não leram o texto. Para entender melhor: se entrar numa casa em chamas, o risco de se queimar é de 90%. Se um sortudo entrar, e não se queimar, está nos 10%. Se o sortudo disser que fogo queimar é mito, só quem não quiser ouvir a verdade, acreditará.

  1. Unknown disse...:

    Vo parar de come minha prima isso pode me dar serios problemas...

  1. fabianne21 disse...:

    Eu sou casada com 1 primo e quando eu pensar em ter 1 filho faço o teste de genética. Pois a ciencia esta tão avançada e tb ja vi alguns casos de pessoas q são primos e seus filhos nasceram normal. Qualquer pessoa pode correr o risco de ter um filho com algum problema quando nascer. Por isso q todos tem q fazer exames.

  1. Unknown disse...:

    sou casada com meu primo e tambem acho que devemos fazer o teste de genética .

  1. Unknown disse...:

    ontem mesmo conheci um cara , filho de primo de primeiro grau , ele não tinhas um braço e uma perna

  1. Anônimo disse...:

    eu namoro a 5 mês com a minha prima de primeiro grau, eu to pensando ter filhos com ela, o que eu faço para isso, preciso dar resposta de vcs, me ajudem por favor valeu.

  1. valdete disse...:

    também sou casada com primo de primeiro grau, tenho vontade de ter filhos, mas tenho medo,meu tipo sanguinio é o negativo.....e o dele é positivo.....q eu faço?

  1. kive disse...:

    EU namoro com o meu primo de primeiro grau e Nos estamos a pensar em ter filhos so que tem um problema o meu sangue e negativo e o dele è possitivo e a nossa familha tem deabetes, assmaticos e eu tenho asuçar pouco no sangue. O que devemos fazer???
    E a nossa vantagen é que morramos Nos estados unidos.

  1. Anônimo disse...:

    eu vou me casar com meu primo e estou com medo pq quero ter um filho em 2014

  1. Unknown disse...:

    eu to namorido meu primo do 3 grau eu nos estamos falando de ter filhos mas estamos com medo o que eu faço?

  1. Anônimo disse...:

    tenho um primo que casou com a prima e tiveram filhos gemeos lindos e perfeitos, mas a segunda filha é anãzinha.

  1. thiago disse...:

    oi eu queria pergunta se diminui chaces de primos terem filhos deficientes se minha mãe e minha tia forem filhas por parte de mãe??
    porfavor me responda o mais rapido pocivel ...
    gostei muito desse blogue ele tirou umas duvidas minhas

  1. thiago disse...:

    ops so corrigindo ai filhas nao irmas por parte de mae

  1. Anônimo disse...:

    Eu Axo que estou gravida do meu esposo que é meu Primo de primeiro grau e estou com muito medo do nosso filho nascer deficiente... o que eu posso fazer nesse caso???

  1. Marisa disse...:

    Que horror, tanto homem e mulher nesse mundo o povo vai logo dentro da família buscar casamento? credo, que falta de opção!!!!!! Para mim, nenhum grande amor, vale o risco de ter que cuidar de um filho deficiente para o resto da vida e olhá-lo e pensar que ele é assim por sua culpa. Me desculpem os que se sentiram ofendidos, mas é o que eu penso!

  1. Anônimo disse...:

    Eu não concordo com vc Marisa, a probabilidade de nascer com deficiencia é de 3% a mais que nos casos de não terem parentesco, a gente não manda no coração, e é simples, só fazer um exame para saber se é compativel, se for ótimo pode ter filhos sem medo.....
    Para com isso, muita ipocrisia dizer que horror...Vc ta bem por fora, cuidado porque o feitiço vira contra o feiticeiro, ja ensou um dia vc se apaixonar por um primo???Eu sou casada com 1 e terei filhos perfeitos de Deus quiser, na minha familia tem 3 casos de primos casados, todos com filhos sem nenhum problema.

  1. ale disse...:

    ale
    sou casada com meu primo de1 grau a 8 anos temos um filho de 6 anos perfeito e muito saudavel ,não fiz nenhum exame quando engravidei e graças a Deus ele é perfeito ,agora quero ser mãe novamente mas eu vou procurar um médico para não correr risco

  1. Unknown disse...:

    So corre risco qnd tem casos de deficiencia na familia e a mulher tem fator RH negativo independente de ser primo ou nao aconselho fazer o teste de genetica eu nao fiz sou casada com meu primo ha 10 anis e tenho 2 filhos maravilhosos gracas a Deus

  1. Unknown disse...:

    http://www.vocesabia.net/ciencia/primos-podem-se-casar-e-ter-filhos-normais/

    Leia esse post de um geneticista que se especializou sobre o assunto

  1. Anônimo disse...:

    Eu e o meu primo de primeiro grau estamos namorando a 6 meses, e futuramente pensamos ter filhos, mas temos muito medo pq minha mae é irma da mae dele. Ai ficamos indecisos se os filhos podem nascer deficiente ou nao?

  1. Anônimo disse...:

    oi meu pai e minha mãe são primos de 2 grau e eu sou normal...aconteceu q conheci um primo meu de 2 grau e estamos namorando estamos pensando em casar tem algum risco dele e de nossos filhos terem algum tipo de problema?

  1. Anônimo disse...:

    eu namoro com o meu primo de 1grau e tmbm tenho medo disso acontecer cm nos dois......

  1. Anônimo disse...:

    Olha marrisa...eu sei que cada um pensa do jeito que quisser mais...nao é que as pessoas buscam dentro da familia...e nem por falta de opcao...é que quando amamos, nao importa as circunstâncias...o amor supera tudo...e nao fala assim nao ta pq a chance de dois primos terem filhos com deficiência é so 3% a mais do qe duas pessoas sem serem da mesma família...

  1. Anônimo disse...:

    Eu Namoro Com Meu Primo De Primeiro Grau, Nós Temos Vontade De Ter Filho Mas Agente Tem Medo De Nascer Com Alguma Doença Genética, Mais Eu Tenho Fé Em Deus Que Vai Dar Tudo Certo... Amém☝�� Deus É Mais

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...