A origem dos símbolos que você já sabe o que significa

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Você que lê este blog, admita que você sempre soube o que significa o "paz e amor" e toda a cultur aque este isto representa. E também quando vê no retrovisor um furgão com uma cruz vermelha  apitando naquele trânsito infernal, sabe que você tem que sair da frente pois trata-se de uma ambulância com pessoas feridas dentro ou um enfermeiro que VAI passar por você mesmo estando sem ninguém dentro. Mas você sabe a origem dos símbolos citados acima? Agora vai saber, além destes, muito mais.

Símbolo da paz

Irmããão, chega mais cara. Vem curtir um negócio aqui com a gente... É, muitas pessoas associam este símbolo à geração dos anos 50 e 60, maconheira e tal, mas vamos falar sério. Este é osímbolo internacional da paz. Ele foi concebido em 1.958 por Gerald Holtom, um designer britânico, para representar a luta pelo o desarmamento nuclear. Ele contém as letras N e D em códigos de bandeiras marítimas (portanto universais) que significam Nuclear Disarmament. Acabou sendo acatada pelas manifestações pelo fim da guerra do Vietnã e marcou esta geração.

Símbolo da medicina

Originalmente, o símbolo de medicina continha apenas uma cobra, como no logotipo azul ao lado, mas em 1.902 o corpo médico do exército do EUA adotou o símbolo com duas cobras e este então passou a ser mais aceito. O símbolo original era baseado no cajado de Asclepius, filho de Apollo e praticante de medicina na mitologia grega. Estes símbolos também são base para logotipos na Farmacologia, mas a imagem mais porreta é esta com nosso querido House:



A cruz vermelha

Abalado com a falta de tratamento para os feridos e moribundos após a batalha de Solferino (não confundir com Sonserina) entre França e Áustria em 1.863, o suíço Jean-Henri Dunat, um empresário bem sucedido, sugeriu a criação de uma entidade neutra de tratamento médico para doentes em tempos de guerra. Surge então a Cruz Vermelha Internacional. Este símbolo representa o inverso da bandeira da Suíça, um país com longa história de neutralidade junto com um fundo branco, propositalmente significando também rendição,fazendo deste símbolo o ideal para seu propósito.



Smiley Face

A primeira Smiley Face foi desenhada por Harvey Ball em 1.963 para uma companhia de seguros. O objetivo era levantar a moral da equipe que acabara de passar por uma fusão. Esta carinha feliz foi colocada em botões, mesas e posters por toda a empresa. Com o passar do tempo o logotipo ficou muito famoso e milhões de produtos foram feitos com esta estampa. Seu criador não registrou a marca e recebeu apenas US$ 45 pelo trabalho.

Símbolo internacional de radiação

Apareceu em 1.948 e era constituído pelo trifólio rosa num fundo azul até sua definição como preto num fundo amarelo atual e mais conhecida. Mas existemvariações da cor do trifólio para avisar sobre os diferentes níveis de contaminação da área. Existem vários significados, mas resumindo beeeem a coisa funciona assim: Trifólio verde: ok, temos radiação mas a área está controlada. Trifólio amarelo: cara, acho melhor a gente ir embora logo e finalmente o Trifólio Vermelho, que significa corre negada.

Biohazards


Foi originalmente projetado pela Dow Química para regular o armazenamento de seus produtos, em 1.966. Atualmente é reconhecido internacionalmente por representar perigo biológico.



Comunismo


O martelo e a foice representam o comunismo. Este símbolo foi cunhado na época da Revolução Russa, a partir de 1.917. O martelo representa os trabalhadores industriais e a foice representa os camponeses. Juntos eles representam a classe trabalhadora. O logotipo ao lado é do Brasão de Armas russo, que mostra um globo em seu centro. Embora sempre negado, fica claro a intenção do comunismo à época de sua definição. Na Rússia, tanto a bandeira das repúblicas como a bandeira da URSS continham também uma estrela vermelha.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...