Como é calculada a data do carnaval?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
O carnaval cai em datas diferentes e aparentemente desconexas todo ano, e a esmagadora maioria das pessoas não tem a mínima ideia sobre em qual data irá cair o carnaval do ano que vem... No começo do ano, é só chegar para alguém e perguntar "ei, quando vai cair o carnaval?" - a notícia se espalha, o povo programa as festas, etc. Mas qual é a lógica por trás do feriado mais famoso do Brasil?


Sobre a data do carnaval, nem há muito a se dizer: a festa sempre vai cair
exatamente 47 dias antes da Páscoa.

Mas a páscoa também é um feriado "móvel"...

Para entender como o esquema da data da Páscoa, temos que saber que esses feriados vêm de tradições muito antigas - do tempo que o calendário atual nem pensava em existir.


Na antiguidade, e isso ocorreu em várias culturas espalhadas por aí simultaneamente, a chegada das estações era marcada por dois solstícios e dois equinócios por ano. O solstício de inverno é o dia com a mais longa noite do ano, enquanto o de verão tem o maior período com sol. Nos dois equinócios, a proporção entre noite e dia é praticamente perfeita. Para acompanhar isso, nossos ancestrais construiram uma série de monumentos superelaborados tipo o Stonehenge...


Quando começou a ser desenvolvida, uma das primeiras descobertas da agricultura foi sobre as melhores épocas para plantar, colher, deixar o solo descansar, etc. - portanto, não é de se admirar que essas datas se tornaram "sagradas" para tantos povos diferentes.

A data da páscoa é calculada em cima do equinócio de março, que no hemisfério sul marca o início da primavera. Será o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio... Interessante, não?


Isso também explica o porque do coelhinho: a páscoa veio do hemisfério norte e como quase todo mundo sabe o coelho é um dos maiores símbolos da fertilidade (por se reproduzir muito, e muito rápido) - no caso, da terra, que dá os frutos no outono. Antes do conhecido feriado cristão, a época da páscoa estava ligada diretamente às colheitas - e esse signo prevalece até hoje.

O feriado de Corpus Christi também depende da data da páscoa, e ocorre sempre 60 dias depois da mesma.

Voltando a falar sobre o carnaval...

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres. Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval. - Wikipedia

Tava achando que o carnaval era uma festa pagã?
Que nada, é católico. =O 

Vale lembrar que o principal prazer da "carne" sugerido no carnaval pela igreja eram os banquetes, o resto continua sendo pecado. ;D

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...