Explicando ditos populares.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012



1 - NAS COXAS.As primeiras telhas dos telhados nas Casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África.
Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito.

2 - VOTO DE MINERVA.Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.

3 - CASA DA MÃE JOANA.
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana.
Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

4 - CONTO DO VIGÁRIO.
Duas igrejas de Ouro Preto receberam uma imagem de santa como presente. Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro.
O negócio era o seguinte: Colocaram o burro entre as duas paróquias e o animalzinho teria que caminhar até uma delas.
A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burro. Desse modo, conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.

5 - FICAR A VER NAVIOS.Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.

6 -NÃO ENTENDO PATAVINAS.
Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.

7 - DOURAR A PÍLULA.
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.

8 - SEM EIRA NEM BEIRA.
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.

9 - O CANTO DO CISNE.
Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém.

10 - CORRIGINDO OS DITOS POPULARES
Diz-se: Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão... Enquanto o correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão...
No popular, se diz: Cor de burro quando foge. O correto é: Corro de burro quando foge!
Outro que no popular todo mundo erra: Quem tem boca vai a Roma. O correto é: Quem tem boca vaia Roma
É a cara do pai escarrado e cuspido - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. Correto é: É a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é um tipo de mármore, extraído da cidade de Carrara -Itália)
Mais um famoso: Quem não tem cão, caça com gato. O correto é: Quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!

XOXOTA LOUCA 2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Senhoras e senhores, depois do estourar ano passado (no bom sentido), o concurso que abalou o Brasil voltou com força total: Xoxota Louca 2012

Novinha possuida pelo demônio....

As impressionantes imagens de um navio em uam tempestade

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rodovia mortal na Bolivia.



Presença obrigatória em qualquer lista de estradas mais perigosas do mundo, o Camino a Los Yungas é velho conhecido de quem passa o dia navegando por curiosidades da internet. O que eu ainda não tinha visto até agora era o vídeo de um acidente que “comprovasse” toda essa fama.
O vídeo acima, com data de incorporação no Youtube bem recente, mostra um ônibus de turismo tentando atravessar um trecho bem estreito, à beira de uma ribanceira. Com os passageiros já do lado de fora, o motorista decide se arriscar. O problema é que ele aparentemente não percebe quando as rodas traseiras do lado esquerdo escorregam para fora. Em instantes, o ônibus é engolido pelo barranco e desaparece no meio da mata.
O Camino a Los Yungas liga a capital La Paz à região de Los Yungas. Hoje, com a construção de outra estrada bem mais adequada ao fluxo de veículos, o roteiro tornou-se mais turístico do que comercial. Conheço algumas pessoas que já percorreram o trajeto de bicicleta. Mesmo assim, os acidentes continuam. Segundo a Wikipedia, só em 2011 foram 42 fatalidades registradas.
Este outro vídeo mostra uma situação parecida ocorrida meses atrás, com direito a close fechado na queda, algo que o cinegrafista amador lá em cima acabou deixando passar.
Aparentemente o caminhoneiro deu ré para desatolar – e morreu durante a tentativa, assim como o motorista do outro ônibus.
Fico imaginando se esses caras não andam mascando folhas de coca demais

Português Portugal X Brasileiro

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012






Uma das coisas mais divertidas em Portugal é ver a diferença entre o português que se fala aqui e o que é usado lá.


Banheiro – Casa de banho
Fila – Bicha
Ônibus – Autocarro
Trem – Comboio
Tela – Écran
Terno – Fato
Criança – Miúdo/Puto
Camiseta – Camisola ou T-Shirt
Sobrenome – Apelido
Apelido – Alcunha
Suco – Sumo
Sanduiche – Sandes
Celular – Telemóvel
Legal (gíria) – Fixe/Giro
Faixa de pedestre – Passadeira
Cara (gíria) – Gajo
Vermelho – Encarnado
Aluguel – Aluguer
Cupom – Cupão
Lugar – Sítio
Canudinho – Palhinha
Alô (atender telefone) – Estou
Agua gelada – Agua fresca
Impostos – Propina


Pegadinha da Fantasma

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como recuperar arquivos de um computador que não inicia.

Seu computador não inicia? O pc não entra nem no modo de segurança? E agora? Comorecupero meus arquivos? Isso é muito chato não é?
computador pode não iniciar por vários motivos, queda de luz, vírus, arquivos deletados por engano, etc. O pior de tudo é perder suas fotos, vídeos, ou aquele arquivo importante que você guardou no pc.
Iniciando Windows
Por isso vamos mostrar como você pode recuperar seus arquivos, mesmo quando seu computador não quer iniciar. Para isso iremos usar o linux, isso mesmo o linux.
Primeiro passo: Baixe o cd do ubuntu AQUI, crie um cd inicializável, existem vários programas na internet que criam este tipo de mídia.
Segundo passo: Coloque o cd no driver e reinicie o computador, depois aperte qualquer tecla para iniciar do cd.
Terceiro passo: A mágica está aqui, basta você escolher o idioma e clicar emexperimentar o ubuntu, o sistema é carregado, e você tem as mesmas funcionalidadessem a instalação.
Experimentar ubuntu
Quarto passo: Depois que o ubuntu carregar, basta você procurar a pasta windows, e achar os arquivos que você deseja recuperar, salve em um pendrive e pronto.
Saia do ubuntu, e agora você pode formatar o windows sem perder seus arquivos. Simples né?

A Pegadinha do bebê demônio

Para quem não conhece, o programa norte-americano Scare Tactics é responsável pelas pegadinhas mais sem noção do mundo. Eles montam uma história e faz com que a vítima se desespere – tudo em nome da diversão. Uma das mais curiosas, por exemplo, mostra uma mulher que estava grávida do demônio. Tudo para assustar uma candidata a acompanhante.

Dr. estou engasgado… !!



Por que ficamos arrepiados e temos calafrios ao sentir medo?

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
REAÇÃO ANIMAL 
Ficamos arrepiados, quando estamos com medo, pelo mesmo motivo que os gatos ficam com os pelos eriçados quando se sentem ameaçados. O princípio psicológico disso é que, inconscientemente, quando achamos que seremos atacados, tentamos parecer os maiores possíveis para assustar o atacante. Nós não temos tantos pelos quanto os gatos, mas os arrepios são um vestígio ancestral de quando éramos peludos. 
NO PRINCÍPIO
O ato instintivo de arrepiar os cabelos começou como uma reação ao frio. Quando nosso cabelo fica arrepiado, forma uma camada de ar isolante ao redor do corpo. Mas, em algum ponto da história, milhões de anos atrás, alguns de nossos antepassados assustaram supostos atacantes arrepiando os cabelos e isso, lentamente, foi estabelecido como um mecanismo de defesa. 

A herança dessa resposta fisiológica explica porque o medo está associado ao frio. Ficar com o cabelo em pé era inicialmente uma questão de temperatura, e só depois se relacionou com o medo, mas, ainda assim, você pode ter arrepios na espinha, quando sente que algo ruim pode acontecer. 

OUTRAS OCASIÕES 
Quando nossas expectativas são derrubadas, podemos sentir calafrios também. Eles podem surgir quando temos algum tipo de surpresa ou emoção intensa, até mesmo com músicas, na mudança de volume, ou quando um cantor começa a cantar. As pessoas também costumam ter calafrios nas tonalidades tristes das canções (“Fiquei toda arrepiada!”). Uma das hipóteses é que certos tons imitam um “grito de separação humana” que nos lembram, mesmo que inconscientemente, a perda de um ente querido, resultando em arrepios. 

Mesmo ouvindo a mesma música sempre, uma pessoa pode ter calafrios ouvindo a mesma passagem por muitas vezes. Isso acontece porque o cérebro pode tolerar milhares de alarmes falsos a fim de nos proteger em uma ocasião em que o alarme é real. É por isso que quando sabemos que estamos seguros vendo um filme de terror, por exemplo, os alarmes falsos podem ser uma fonte de prazer. 

Uma parte do nosso cérebro está dizendo “Ai meu Deus, vou morrer!”, mas a parte consciente está dizendo que está tudo bem. Os arrepios, neste caso, fazem com que nos sintamos bem.

Descubra os efeitos devastadores do refrigerante no organismo!

Hoje  quero falar para vocês sobre refrigerantes, principalmente os de Cola ! Muitas pessoas acham que não fazem mal, pensam que apenas as bebidas alcoólicas que são prejudiciais a saúde !


Mas aí é que se enganam , claro que bebidas alcoólicas também são terríveis, mas os refrigerantes não são tão inocentes como parecem!




Vejam o que acontece com o organismo após ingerir o famoso "refri" :
Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas da OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que ira por para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo... 

Como é feita a pipooca caramelizada.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Chopim, uma ave muito odiada

Quem vê esse belo pássaro com plumagem preta-azulada e belo canto não imagina o comportamento reprovável que ele tem. 
O Chopim (Molothrus bonariensis) é  um pássaro muito comum na América do Sul (exceto nos Andes), presente em locais abertos como campos, parques e jardins. Tem 20 cm e alimenta-se de insetos e sementes.


O macho tem a plumagem mais bonita, que sob a luz do sol apresenta um brilho azulado. A plumagem da fêmea é marrom acizentada e totalmente sem graça.
Nos arrozais é comum ver grandes bandos com mais de mil chopins, é uma praga para o produtor e, certamente, uma consequência da monocultura.
Contudo, o que torna o chopim tão impopular são os seus hábitos reprodutivos. A fêmea não cuida dos seus ovos e filhotes. O chopim coloca seus ovos em ninhos de outras aves, quando elas se afastam do ninho em busca de água e alimento. Desse modo, vemos muitas vezes um casal de canários, por exemplo, cuidando de um filhote de chopim. A crueldade e injustiça desse fato é que o filhote de chopim por ser maior ganha mais alimento. Os filhotes de canários não conseguem competir com o chopim, mais alto e mais forte, e logo morrem. Mais de 170 espécies de aves têm seus ninhos violados pelo chopim. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...